top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook - Grey Circle
  • Grey Instagram Icon

Como decifrar a mente de um ansioso

Depois do desabafo da semana passada hoje resolvi pegar leve. São tantos assuntos que passam pela minha cabeça, tanta coisa acontecendo no mundo que vale a pena comentar, mas ao mesmo tempo quero te escrever algo que seja agradável de se ler e acima de tudo te faça algum bem. Por isso escolhi falar hoje sobre uma das maiores inimigas da população mundial e minha pessoal: a ansiedade. Aguenta aí que vai valer a pena ler até o final.

Eu acredito que você já deve ter passado por alguns desses sintomas ou pelo menos conhece alguém que já.

1. Você acorda com toda a lista do que tem pra fazer no dia, na semana ou até no mês na sua cabeça

2. Se você faz uma meta e não a cumpre é motivo de se sentir estressado(a) e frustrado

3. O mundo parece que se tornou urgente e o que poderia ser adiado de repente precisa ser resolvido agora, ontem ou até mesmo na semana passada

4. Antes de dormir parece que passa um filme na sua cabeça de como será o dia de amanhã baseado no que está sentindo agora (geralmente o ansioso tende a ser pessimista)

5. Impaciência é uma das virtudes

6. Querer que tudo seja feito a sua maneira é outra delas

Entre inúmeras características que poderia listar tranquilamente aqui. Segundo o dicionário Michaellis, ansiedade significa:

1. Aflição, angústia, ânsia;

2. Atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança; medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos;

3. Desejo ardente ou veemente;

4. Impaciência, insofrimento, sofreguidão.

Se você se enquadra em um ou mais desses itens que listei, seja bem-vindo ao clube que mais atrapalha a vida dos seres humanos.

Recentemente lí em um livro do Augusto Cury sobre a ansiedade e a síndrome do pensamento acelerado (SPA) e como já foi comprovado que boa parte da população mundial sofre desse mal sem nem saber. Segundo ele estamos diante de um mundo urgente, onde tudo precisa ser feito pra ontem e com a mesma perfeição que tivesse dias para se fazer.

Com tantos estímulos, nosso cérebro não consegue mais desacelerar e está sempre produzindo, pensando, planejando, argumentando, parece que não existe mais o botão off. Segundo ele, essa seria a razão pelo qual muitas vezes quem sofre desse problema tira férias e não descansa ou simplesmente vai dormir mas acorda ainda mais cansado.

Bem-vindo ao planeta 2.0; a geração nissi miojo, pronto em 3 minutos; ao mundo do WhatsApp, da internet 4g, do "se não me ligou até agora, tava fazendo o quê?"! Infelizmente muitas pessoas sofrem tanto da SPA como de ansiedade por inúmeros motivos e em graus diferentes. Muitos dos que se tratam sabem que vários desses pensamentos são exageros e acabam não dando valor a eles, mas os pensamentos não se vão sem antes trazer uma carga de estresse pro corpo daquela pessoa, o que acaba deixando-a bem cansada no final do dia.

Bem, eu não sou psicóloga para dissertar muito sobre isso, mas infelizmente convivo com pessoas que sofrem desse mal e posso me enquadrar nele também.

Parece mimimi, brincadeira ou até mesmo impaciência crônica, mas o que muitas pessoas não sabem é que uma pessoa ansiosa não escolhe ser assim, ela se torna.

Ninguém escolhe como vai se sentir, mas há quem procura ajuda e tenta controlar seus impulsos e estímulos negativos que chegam ao seu conhecimento e é muito importante que quem convive com pessoas desse tipo entendam e tenham paciência.

Vou dar um exemplo que acontece na mente de uma pessoa ansiosa: um ser humano acabou de fazer uma entrevista de emprego e acredita que foi bem, quando saiu da sala. Os primeiros pensamentos são de animo, alegria, "vou me dar bem". Mas de repente a mente desse ser começa a ser bombardeada por todo os seus medos e inseguranças. Parece até um carnaval terrorista, completamente fora de época.

Pensamentos como: "será que fui bem mesmo? Será que aquele outro cara que estava na sala de espera não é melhor do que eu? Será que vão me ligar mesmo até quarta-feira? Eu não devia ter falado daquele mês que passei férias no fim do mundo.." e por ai vai (claro, varia conforme a mente do ansioso).

E então essa pessoa segue a semana esperando a ligação, e claro, tentando calar a mente inquieta. Até que de repente vê que a empresa postou na pagina do Facebook (aquele estímulo de fora que comentei) que já tem o resultado das entrevistas e quem passou para a próxima fase.

Acho que esse são os piores momentos para qualquer pessoa. Mas claro, pro ansioso é muito pior. É muito provável que a pessoa ansiosa não vá conseguir se concentrar 100% em outro assunto até que esse esteja resolvido e por resolvido eu digo, um telefonema/e-mail da empresa falando que ele NÃO passou.

É possível também que nesse processo, pra ele/ela não enlouquecer, traga você para junto da confusão que está dentro de sua cabeça. É aí que entra a paciência.

A mente do ansioso funciona diferente da mente de uma pessoa que não sofre de ansiedade constantemente, porque nesse caso que citei acima, qualquer pessoa ficaria em estado de ansiedade, mas deixaria passar, mas para o ansioso é 10 vezes mais intenso. Agora imagine isso acontecendo em um encontro ou um almoço de negócios que a pessoa se atrasou uma hora, ou até mesmo com aquela mensagem do WhatsApp que ainda não foi respondida. Tudo ou nada pode ser um motivo para a pessoa que sofre de ansiedade entre em uma "mini crise", se senta pra baixo, um looser, ou até mesmo com sintomas de depressão.

Entendo que você deve estar pensando que essa pessoa provavelmente é louca, mas pasme, ela não é. As crises de ansiedade podem acontecer com qualquer pessoa em qualquer período da vida. E essa pessoa que você conhece provavelmente é alguém extremamente normal, que não gosta de estar nessa condição e precisa da sua compreensão pra ajudá-lo(a) a sair disso.

Claro que isso que descrevi acontece dentro de uma crise de ansiedade e não necessariamente o tempo todo, okay? Na minha opinião, geralmente, o ansioso procura se controlar e não descontar nas pessoas que estão ao seu redor, mas vai procurar as que ele/ela confia para desabafar todo o terrorismo que está sendo feito em sua mente.

Agora, se você conhece alguém assim, fique calmo, vou te dar o passo a passo de como ajudar, tanto numa crise de ansiedade como a ela se livrar desse problema de uma vez por todas!

1. Entre as principais coisas ouça a pessoa ansiosa, mesmo que te custe ouvir um áudio de mais de 5 minutos no WhatsApp ou uma ligação interminável de 1 hora, no telefone.

2. Seja compreensivo mesmo que os medos do ansioso não façam sentido pra você naquele momento. Saber que será ouvido e não julgado pelo que diz é um dos fatores pelo qual ele/ela buscou você para conversar.

3. Tente não entrar na neutra da pessoa ansiosa e mostrar sempre o lado positivo, não vale a pena reforçar o negativo uma vez que a própria mente dele/dela já esta fazendo isso constantemente. Apresente soluções práticas como, sair pra andar, dar uma volta de carro na cidade, dar risada, tirar a cabeça do problema.

4. Se possível, e for o caso, tire o ansioso do local que lhe causa ansiedade.

5. Apresente outros assuntos interessantes para o ansioso pensar além dos seus próprios problemas.

6. Não leve em consideração possíveis exageros, porque uma vez que a crise passar, o ansioso vai se sentir mal por ter extrapolado nas palavras com você.

Agora se você está do outro lado da barca, segue aqui algumas dicas muito eficientes para lidar com as crises de ansiedade:

1. Procure um amigo/amiga de confiança, de preferencia uma pessoa equilibrada, pra conversar sobre o que se passa na sua mente.

2. Procure controlar seus impulsos e lembre-se: o mundo NÃO vai acabar hoje e tudo isso talvez possa ser resolvido amanhã mesmo.

3. Procure respirar e fazer exercícios de meditação/orações. Ajudam muito!

4. Atividades físicas também liberam endorfina e te ajudam a gastar todo esse estresse que a ansiedade provocou.

5. Busque ajuda profissional. Por mais que seja bom conversar com a família ou os amigos, o psicólogo poderá te ajudar a lidar com esses problemas de outra maneira.

6. Maracujina é um aliado natural que pode ajudar seu corpo a relaxar enquanto trata da sua mente ansiosa! E então, adeus ansiedade!

Gostou do artigo? Comente abaixo!

bottom of page