top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook - Grey Circle
  • Grey Instagram Icon

Baile de Máscaras

Queria que fossemos capazes de segurar nossas máscaras a vida inteira. Mas não dá. Uma hora o que está dentro sai, o que estava escondido aparece e o que você não tratou volta pra te assombrar.

Passamos por diversos momentos na vida em que somos obrigados a mascarar o que estamos sentindo, o que realmente queremos, dentre outras coisas, seja por educação, por cuidado com o outro ou simplesmente por auto proteção.

Okay, vou ser mais especifica. Sabe aquele dia que você simplesmente não acordou bem? Não está feliz com a vida, nem animado para ir trabalhar? Pois é, quando você chega no seu trabalho pode pensar "ninguém aqui tem nada a ver com a minha tristeza" e de repente quando vê, alguém lhe abre um sorriso e afirma "bom dia"! E você, desconcertado provavelmente puxa da sua coleção de máscaras a da alegria e retribui com um meio sorriso e outro "bom dia". Você estava feliz? Talvez não. Mas foi educado. Você queria ser educado? Provavelmente não. Mas você sabia que era o certo a fazer e fez. Essas são as máscaras boas que usamos. Aquela espécie de "mentira branda" para sobreviver a caminhada.

Não vou entrar no mérito do que é certo ou errado, mas um fato é, usamos mascaras e o tempo todo, como seja por educação, por autopiedade, por autoproteção, por ganância, entre tantos outros motivos.

Quando a verdade vira relativa usamos máscaras, ou melhor, mascaramos a verdade. No fundo a realidade do que somos ou estamos sentido, por algum motivo é feia e não queremos mostrar, por isso usamos essas falsas "personalidades" para mascarar o que realmente somos, mas a boa notícia é que nenhuma mascara dura a vida toda. Cedo ou tarde a verdade vem a tona, como no exemplo.

Se você acorda constantemente triste e desmotivado, em algum momento as pessoas a sua volta irão perceber até que chega o ponto que nem a máscara da educação cabe mais no semblante descaído.

Veja desta forma, mascarar a verdade é como usar maquiagem em uma pessoa que não tem beleza. Ela fica linda, até que começa a borrar e aos poucos a maquiagem vai saindo e a realidade aparecendo entre um cílios postiço e outro.

Nessas horas quem realmente nos conhece consegue perceber a verdade por detrás delas. É quando chega a hora mais temida, a de encarar o espelho e a verdade. Em algum momento é preciso levantar e lavar o rosto.

Eu penso que se não gosto do que vejo posso mudar. Falando de estética, existe a cirurgia plástica e tantos tratamentos de pele que torna impossível dizer que não tem solução permanente para uma aparência que você não gosta em você. Pode não haver $, mas essa é outra historia (haha).

Se não gosto da minha realidade, do que sou, do que sinto, ou do que vivo, preciso tomar uma atitude sobre isso! Se não quero me sentir assim vou encontrar estímulos externos para gerar uma motivação em mim para mudança. Em outras palavras, vou levantar da cadeira e fazer alguma coisa por mim, até que me sinta melhor!

Mas claro, é muito mais fácil fugir da verdade do que encará-la. Ela é muito mais trabalhosa e dolorida, como na cirurgia, do que a maquiagem.

Se você quer arrumar mais desculpas, tudo bem. Mas te digo, e reforço: nenhuma máscara dura a vida inteira. Imagino aquelas pessoas que confiaram em nós, enquanto usávamos máscaras, quão tristes não ficariam quando descobrissem a verdade. Ou melhor, como eu poderia viver tão mais livre e mais leve sem ter que usar essa maquiagem excessivamente.

Só acho que é muito injusto conosco, nos acomodarmos e gastarmos a vida inteira vivendo como em um grande e eterno baile de máscaras.

bottom of page